O que você precisa saber antes de ir curtir o Festival Sonido

Junho marca a mudança das estações em Belém, as flores de jambeiro caem, o clima esquenta e a cidade borbulha com as festas juninas. E com todo esse calor abraçando as pessoas, como nenhum outro mês consegue, a cena cultural não podia deixar de ser afetada por isso. O Festival Sonido é o lugar onde essas pessoas, de diversas culturas e diversos gostos, se encontram e aproveitam esse clima que só Belém tem.

O Sonido promove essa mistura de músicos de vários lugares diferentes, culturas e estilos diferentes, e dá espaço não só para mostrarem seu trabalho, mas também deixam alguns livres para improvisar, o que dá ao público a oportunidade de presenciar a criação de algo completamente novo, o que deixa a experiência mais especial ainda.Mas em 3 dias de Festival, com 4 atrações por dia e alguns artistas se juntando só pra se apresentar no festival, é difícil saber exatamente o que esperar (principalmente se for tua primeira vez), então esse guia vai te ajudar a conhecer mais das bandas e saber o que esperar desse ano.

SEXTA
Se tu queres dançar, sexta-feira (14/06) vai ser o teu dia. As apresentações começam com o Mercado do Choro, trazendo um clima aconchegante e até nostálgico, mas principalmente paraense para te colocar no clima, Logo depois, a Orquestra Aerofônica para te fazer dançar. E aí vem o jazz no piano de Amaro Freitas, direto de Recife, mas suas influências do Frevo não vão te deixar esfriar. Fechando a noite, o mestre Manoel Cordeiro se junta à Camarones Orquestra Guitarrística, diretamente de Natal, para trazer esse ritmo quente e cheio de swing para encerrar a primeira noite com chave de ouro.

SÁBADO
O segundo dia vai trazer a pegada mais experimental, já abrindo com a banda Enquadro, que volta aos palcos principais depois de um show memorável no festival Se Rasgum de 2018, e é seguida por E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante, que levou seu pós-rock com fortes influências do emo dos anos 90 para o palco do Lollapalooza esse ano, e agora vem em Belém pela primeira vez. O Sonido continua com o som etéreo do sertão na viola de Hugo Linns (PE), e fechando com o grupo Metaleiras da Amazônia, que vão trazer mais um gosto latino e um tanto de carimbó para terminar a noite contigo dançando bastante!

DOMINGO
O último dia começa com a banda Ultranova convidando o violonista Albery Albuquerque, que deve misturar seu virtuosismo aos cenários musicais da banda paraense. Logo depois, se apresenta o Duo Finlândia, composto por um brasileiro e um argentino, trazendo sua gama de ritmos sul-americanos, e em seguida, para agitar a noite ainda mais, o Trio Manari traz o seu carimbó eletrônico e tecno-brega. Para fechar a noite o grupo Black Mantra vai mostrar seu funk, no maior estilo James Brown e Soul dos anos 70, encerrando esse momento do Festival Sonido com uma explosão musical.

AFTER PARTIES
Como todo grande festival, o Sonido não se resume só às apresentações. O festival continua a esquentar a cidade na Kasa Koentro, na sexta e no sábado, com shows do projeto STRR (sexta) e o duo Marapuama (sábado), e a discotecagem de DJs convidados do festival, a DJ Flavya, de São Paulo, o DJ Anderson Foca, de Natal, e os DJ Dai e Nobre, de Goiânia.

O festival acontece no mercado de carne Francisco Bolonha, um dos pontos mais bonitos da cidade, que fica mais lindo com o vídeo-mapping dos artistas convidados. O Sonido é uma experiência auditiva e visual, essencial para quem mora em Belém ou tá passando durante a época junina. Ainda que música instrumental ou experimental não seja a tua praia, o festival é tão diverso que com certeza vais se identificar pelo menos com um pedacinho dele.

E aí, vais no Festival Sonido esse ano com a galera? Então compartilha a Mutuada pra todo mundo ficar por dentro!


Texto: Lucas Pinto | Fotografia: Rodrigo Pinheiro | Direção de arte: Heleno Beckmann | Edição geral: Gabriella Salame

0Sem comentário

Deixe um Comentário